O que fazer quando você perder o voo





Garantir uma viagem tranquila é um processo que começa quando o passageiro entende as particularidades do transporte aéreo e se planeja para lidar com elas.


A primeira dica é estar familiarizado com as recomendações das companhias quanto à antecedência necessária para apresentação no aeroporto, no início da viagem. Em geral, pede-se uma hora para voos domésticos e duas para internacionais, podendo haver alterações na alta estação, quando o fluxo nos terminais aumenta consideravelmente. Se tiver tempo de sobra, a dica é acrescentar uma hora a essas recomendações.


Decido a uma série de documentos que têm de ser emitidos pelas companhias e autoridades aeroportuárias antes da partida e que envolvem questões importantes como a distribuição do peso na aeronave, os cálculos de combustível e uso de pista para decolagem, entre outros inúmeros fatores que precisam ser planejados previamente, o atendimento no check-in é encerrado, independente da companhia aérea, trinta minutos antes do horário da partida. Fique atento: a rigor, se um voo decola às 15:30 e um passageiro se apresenta para check-in às 15:01, a companhia não é obrigada a aceitá-lo naquele voo. É responsabilidade do cliente arcar com as despesas de remarcação para voo seguinte. Para evitar essa dor de cabeça, certifique-se de que não está confundido o horário da decolagem com o da apresentação no aeroporto. Em alguns casos, dependendo se o passageiro tem bagagem para despachar, do estágio em que se encontra o embarque daquele voo e de outras questões técnicas, a companhia aérea pode ou não, por mera liberalidade, avaliar se um passageiro que se apresentou em cima da hora tem condições de chegar ao avião sem atrasar o voo e, consequentemente, a vida dos que se apresentaram no horário correto. O que vale para determinar essas questões é o que consta no relógios públicos do terminal.


Outra informação importante: em geral, o embarque é encerrado 15 minutos antes da partida. Acompanhe as informações nas telas e esteja diante do portão no horário indicado pela companhia, ou, havendo atraso, já quando for indicado "Embarque próximo".


Acredite: muitos passageiros já fixaram a ideia de que nenhum voo sai no horário e simplesmente não mantêm a atenção volta às chamadas de embarque, perdendo o voo.Neste caso, novamente, a responsabilidade de apresentação para embarque é do cliente, que terá de arcar com as multas da perda do voo. Além disso, apesar da infraestrutura dos
nossos aeroportos, os índices de atraso não têm sido grandes. Por isso, não vacile!

Para facilitar as coisas, as dicas de sempre: opte pelo web check-in, que adianta bastante o processo de embarque; familiarize-se com os acessos do aeroporto e a distribuição dos portões; fique atento às telas com a informação de Embarque imediato, Última chamada ou Embarque encerrado, além das chamadas sonoras e individuais, convocando os passageiros faltantes, e tenha, sim, consciência dos seus direitos, mas saiba que você também tem deveres. Apresentar-se pontualmente para um voo é um sinal de respeito aos outros passageiros.

Perdi um voo de conexão. De quem é a responsabilidade?

Voos de conexão são responsabilidade da companhia aérea, que irá reacomodar os passageiros em outros horários desde que tenha vendido, ela própria, as conexões. Quando o passageiro adquire trechos distintos por sua conta, ainda que envolvendo a mesma companhia, ele assume os riscos de perder o voo seguinte.

Algumas empresas são mais flexíveis na hora de resolver questões que surgem por algum descuido do passageiro, mas, em vez de contar com isso, planeje-se para evitar problemas. As dicas estão aí e não é difícil segui-las. 

Boa viagem!



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